Por Março 4, 2013 0 Comentários Leia mais →

Imóvel na planta x pronto


imóvel na planta x prontoSe você pensa em comprar um imóvel para investir ou morar, provavelmente já se deparou com a seguinte dúvida: que tipo de imóvel comprar, na planta ou pronto? Entenda agora as diferenças do imóvel na planta x pronto.

Primeiramente, é preciso entender os estágios de construção de um imóvel: pré-lançamento, lançamento, construção (obras) e pronto. Vamos explicar cada uma delas agora (se já sabe, vá direto ao final da página).

Pré-lançamento

Imóveis em pré-lançamento, como o nome já diz, antecedem o lançamento oficial. Muitas vezes não se tem o preço do imóvel e as imobiliárias trabalham com um preço de referência. Nesta fase só se pode fazer uma pré-reserva (não se compra), por dois motivos:

  1. por algumaquestão legal (falta da aprovação do projeto na prefeitura, ou do registro da incorporação) ou;
  2. por estratégia comercial (a construtora está medindo a “temperatura do mercado”, ou seja, ela está testando a aceitação do produto ou preparando o mercado para um impacto maior no lançamento.

Se você procura decidir por um imóvel na planta, esta uma boa hora para comprar. As construtoras iniciam a pré-venda de 15 a 60 dias antes do lançamento (mais do que isso não é recomendado, pois o produto começa a perder o foco das equipes de vendas).

Lançamento

O lançamento é quando iniciam-se as vendas e o maior investimento em propaganda. Ele permanece com esse status nos portais das construtoras até as obras iniciarem (uns 6 meses). Desta fase até a o imóvel ficar pronto, você pagará cerca de 30% do preço total (chamamos de poupança). Não há incidência de juros, somente correção monetária (INCC).

Construção (em obras)

A fase de construção dura aproximadamente 30 meses, quando não atrasa (entenda por que as construtoras não ganham nada atrasando a obra). Também não há juros nesta fase.

Pronto para morar (ou trabalhar)

Depois que a obra termina e está com habite-se, temos o imóvel pronto. É nesta fase em que você deve quitar o saldo devedor (aproximadamente 70% do total) com recursos próprios (dinheiro guardado), ou com financiamento imobiliário. Se você financiar, começará a pagar juros.

Imóvel na planta x imóvel pronto

Entendido as fases do lançamento de um imóvel, podemos elencar as seguintes vantagens de se comprar uma casa, escritório ou apartamento na planta:

  1. mais prazo para pagar a poupança (os 30% do preço total). Se você comprar um imóvel pronto, precisa ter os 30% à vista;
  2. mais opções de escolha. Você pode escolher exatamente a unidade que quer. Se você comprar pronto, terá que se contentar com o que tem disponível (talvez você não encontre o andar e a posição solar que procurava);
  3. conta com a possibilidade de valorização do imóvel. Aqui enfatizamos a “possibilidade”. Se alguém garantir valorização do imóvel para você, desconfie. O imóvel pronto já sofreu a valorização (ou não). Nada diz também que ele não vá valorizar mais. Afinal, imóvel é moeda forte.


Você concorda?

publicado em: Artigos

Publicar um comentário