Por fevereiro 18, 2013 2 Comentários Leia mais →

Obra atrasada não é bom pra ninguém


Obra atrasada é um assunto que está em pauta nas mídias atualmente. Quase que diariamente tem alguma matéria na TV, jornal ou rádio falando de clientes lesados pelo atraso das obras das “vilãs” construtoras. Provavelmente você conhece alguém que comprou um imóvel e o prazo de entrega já foi prorrogado algumas vezes. Ou o que é pior, não há previsão e este alguém é você. :-/

O que vamos explicar neste post é que, ao contrário que muita gente pensa, as construtoras não ganham com atraso de obra. Quase ninguém ganha: nem os clientes, nem o governo, nem as construtoras, nem a sociedade. Só quem ganha são os advogados que movem ações contra as construtoras, como é o caso do escritório Tapai Advogados, que ficou especialista neste assunto (procurre no Google por Tapai Advogados e verão que eles focaram nesse mercado).

Obra atrasada – entenda como e por que ocorre

Explicando o boom imobiliário

Primeiramente, vamos recaptular rapidamente como chegamos onde estamos. Desde o sucesso do plano Real, quando houve controle da inflação, o Brasil vem passando por uma melhora da qualidade de vida do seu povo. Milhões de pessoas deixaram a classe D para passar para C, outras tantas da C para a B e assim por diante.

Estabilidade econômica, aumento da renda e do crédito, queda de juros, alongamento dos prazos de financiamento, confiança do trabalhador somadas a um déficit habitacional fez com que o mercado imobiliário no Brasil explodisse. E ainda estamos longe de muitos países, mas isso é assunto para outro post.

Por que as obras atrasam

Com tanta gente podendo e querendo realizar o sonho da casa própria, as construtoras foram eufóricas em busca de terrenos para lançar e vender casas, apartamentos e escritórios. Lançaram, venderam e na hora de construir, era preciso ter com bastante abundância mão de obra qualificada, insumos, e crédito. [Leia-se CRÉDITO, pois quem paga a maior parte da obra é o banco e não os clientes (explicarei isso em seguida)]. O que ocorreu é que só não faltou crédito.

Infelizmente o Brasil não estava preparado para tamanha demanda de imóveis e faltaram engenheiros, pedreiros, marceneiros, mestres de obras etc e alguns insumos de fornecedores também atrasaram.

E como se não bastasse a obra atrasada, depois de pronta, a construtora depende de órgãos públicos para tirar o habite-se e do Registro de Imóveis para poder permitir que os clientes financiem o imóvel para só então fazer a entre das chaves. E ore para que o banco consiga o seu financiamento rápido, pois eles tem muita demanda e isso acaba demorando também.

Por que obra atrasada é ruim (também) para a construtora

Para responder a essa pergunta é preciso explicar como funciona o financiamento imobiliário. Se você já comprou um imóvel na planta, sabe que na média paga-se aproximadamente 30% durante a obra e se financia 70% depois da entrega das chaves. Quem acaba pagando praticamente toda a obra é o banco que financia a construção (na grande maioria das vezes o dinheiro não é da construtora). Ou seja, a construtora recebe 30% do cliente e só vai ver as cor dos outros 70% depois que entregar as chaves.

atraso obra atrasada - fluxo de recebimento da construtora

Ainda existem muitas pessoas que acham que a construtora atrasa a obra por querer, só para ficar com o dinheiro do cliente. Concordam que isso não faz sentido, já que a maior parte do dinheiro ela recebe só depois que o cliente consegue o financiamento com o banco? (para isso a obra precisa estar pronta e tendo passado por todas as etapas anteriormente).

Se você entende um pouco de matemática financeira, sabe que o custo desse dinheiro parado é alto. Portanto, da próxima vez que você ver na televisão que uma construtora está com a obra atrasada, lembre-se que ninguém sai ganhando. Só os advogados 🙂

Nota: este post baseia-se na maioria dos casos, quando há boa fé entre as partes e há o financiamento do saldo devedor.



Gostou do Post? Comente e curta nossa página do FaceBook 🙂

publicado em: Artigos

2 Comments on "Obra atrasada não é bom pra ninguém"

Trackback | Comentários RSS feed

  1. asdrubal nero disse:

    Gostei ! bem bacana seus comentarios

  2. Editor disse:

    Obrigado, Asdrubal 🙂

Publicar um comentário